BÍBLIA: Esta enciclopédia tem mais de 8.000 artigos sobre a Bíblia triplicando assim o número de artigos bíblicos disponíveis na Língua Portuguesa, além de mais de 8.000 artigos nas áreas abaixo (totalizando 16.000 artigos apresentados em ordem alfabética, como em um dicionário).
TEOLOGIA: O campo inteiro da Teologia Ocidental e Oriental é apresentado com artigos bibliográficos, bíblicos, dogmáticos e experimentais.
FILOSOFIA: Esta enciclopédia apresenta a coletânea mais completa de artigos sobre a Filosofia na Língua Portuguesa, destacando a Gnosiologia, a Ética e a Metafísica.
Obra indispensável para pastores, dirigentes, estudantes e professores de cursos bíblico-teológicos e a todos que buscam aperfeiçoamento na Palavra de Deus.
O International Standard Bible Encyclopedia (ISBE) foi editado por James Orr, John Nuelsen, Edgar Mullins, Morris Evans, e Melvin Grove Kyle e foi publicado em 1939. O ISBE é um clássico de referência bíblica, compilados a partir de quase 10.000 entradas escritas por mais de 200 diferentes acadêmicos e professores de teologia. Todas as grandes palavras da Bíblia são representadas. A parte histórica, cultural, linguística e as informação na ISBE é de grande valor no estudo bíblico. Mas, como com qualquer dos escritos de homens, o estudante cuidadoso da Bíblia deve sempre compará-los com as Escrituras. Ao passo que você usa esse recurso útil no estudo, lembre-se que só a Palavra de Deus é pura.
Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário. A exegese, assim como todo saber, tem práticas implícitas e intuitivas. A tarefa da exegese dos textos sagrados da Bíblia tem uma prioridade e anterioridade em relação a outros textos. Isto é, os textos sagrados são os primeiros dos quais se ocuparam os exegetas na tarefa de interpretar e dar seu significado. A palavra exegese deriva do grego exegeomai, exegesis; ex tem o sentido de ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por; quer dizer, no caso, conduzir, guiar.